Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/259
Título: Análise da percepção espaço temporal dos praticantes de goalball e futsal do Instituto dos Cegos de Campina Grande
Autor(es): Dantas, Rubênia Oliveira
Palavras-chave: Deficiente visual
Inclusão social
Desenvolvimento motor
Atividade física
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: O presente trabalho analisa se as limitações que acometem os deficientes visuais afetam o desenvolvimento motor e causam uma diminuição na percepção temporal e na percepção espacial. Para sua realização foi estudado, inicialmente a diferença existente na Deficiência Visual, o que seria baixa Visão e cegueira, classificando-a, em seguida, estudou-se as fases do desenvolvimento motor e o que é percepção espacial e percepção temporal do sujeito, também fez-se necessário compreender as modalidades esportivas, como é praticado, regras básicas e divisão da quadra de goalball e futsal cada uma individualmente. Analisando posteriormente os resultados obtidos na pesquisa de campo para verificar qual dos desportos citados proporciona uma melhoria do desenvolvimento motor, locomoção e relação espaço/tempo, levando-se em consideração se o individuo é praticante dos dois esportes ou apenas um, e se a idade influência no desempenho dos testes. Utilizou-se de pesquisas do tipo bibliográfica e de campo. Foi usada uma amostra composta por alunos do sexo masculino do Instituto dos Cegos de Campina Grande e que fossem praticantes de goalball e/ou futsal. Para a avaliação do tempo de reação dos deficientes visuais, foi utilizado dois testes de aptidão física dividido em dois períodos onde o que avalia a percepção espacial que o sujeito executará o percurso no mínimo gasto de tempo é de CASTRO, Eliane Mauerberg-de e o que avalia a percepção temporal e de NETO, Francisco Rosa é feito através de estímulos sonoros e posteriormente sendo cruzado os dois resultados para obter uma conclusão. Ao final dos testes pode-se perceber que o futsal melhora a agilidade e coordenação das pessoas portadoras de deficiência visual. Os portadores de deficiência visual demonstram um maior nível de atenção e concentração quando da execução dos testes com perfeição mostrando que ser deficiente não é sinônimo de incapaz.
Descrição: DANTAS, R. O. Análise da percepção espaço temporal dos praticantes de goalball e futsal do Instituto dos Cegos de Campina Grande. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/259
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubênia Oliveira Dantas.pdfRubênia Oliveira Dantas456.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.