Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Orleon Luiz Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-02-22T14:20:30Z-
dc.date.available2022-02-22T14:20:30Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25901-
dc.descriptionBRITO, Orleon Luiz Oliveira de. Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO conhecimento acerca do conteúdo cadeia alimentar (CA) tem se mostrado de difícil assimilação para alguns estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, a estruturação de intervenções educacionais, tais como as sequências didáticas (SD) se apresentam como possíveis soluções viáveis para o enfrentamento dos problemas educacionais identificados. Entretanto, é indicado que a construção de SDs envolva a utilização de aportes teóricos e metodológicos. Neste sentido, o modelo de reconstrução educacional (MRE), se apresenta como um aporte para o design de intervenções educacionais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é mobilizar aspectos teóricos e metodológicos do MRE no processo de design de uma SD sobre CA para o ensino fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou com a interpretação de dados descritos. A metodologia utilizada seguiu as orientações dos três componentes do MRE (análise da estrutura do conteúdo, investigação sobre as perspectivas dos estudantes e design e avaliação dos ambientes de ensino e aprendizagem) e garantiu as interações estabelecidas entre eles. Assim, foram identificadas algumas estratégias que auxiliaram na mobilização das oito características dos ambientes de ensino e aprendizagem planejados com o MRE: utilização de um repertório diverso de atividades, sugestão de atividades que os estudantes devem desenvolver sem o suporte permanente do professor, proposição de momentos nos quais as falas dos estudantes devem ser evidenciadas, utilização de recursos didáticos para apresentação do conteúdo científico, proposição de atividades em grupo e individuais, proposição de momentos nos quais o conhecimento científico deve ser evidenciado, proposição de momentos de sistematização de conteúdo orientado pelo professor. O esforço de identificar tais características elucidou que elas podem ser mobilizadas em diferentes momentos do processo de design de uma SD, e não apenas na estruturação do plano de ensino. Além disso, fortaleceu a ideia de que o MRE é um modelo seguro e viável para o design de intervenções educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCadeia alimentarpt_BR
dc.subjectModelo de Reconstrução Educacionalpt_BR
dc.title(18-02-2022) Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Orleon Luiz Oliveira de BritoPDF - Orleon Luiz Oliveira de Brito1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito65.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.