Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25912
Título: Qualidade de vida e saúde de estudantes de uma universidade pública
Autor(es): Silva, Arlenice Ferreira da
Palavras-chave: Psicologia escolar
Saúde
Psicologia educacional
Qualidade de vida
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma Pesquisa de Iniciação Científica realizada com estudantes universitários da área de saúde. Trata-se de um estudo sobre Qualidade de vida e saúde de estudantes do quinto e sexto semestres dos cursos de Educação Física, Farmácia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, e de como a rotina da vida acadêmica pode influenciar na percepção de bem-estar e saúde destes estudantes .Para tanto, o aporte teórico para a pesquisa se ancora na Psicologia Escolar/Educacional (MOURA & FACCI, 2016; BARBOSA & SOUZA, 2012; ANDRADA, 2005); e em estudos sobre Saúde e Qualidade de Vida.(LEAL & MEDEIROS, 2019; ANDRADE et al, 2016; GONÇALVES & NETO, 2013; PARO & BITTENCOURT, 2013; BACHA et al, 2012). É, portanto, um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e fechadas e o. Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20): criado pela Organização Mundial de Saúde e validado no Brasil por Gonçalves, Stein, Kapczinski, (2008). Os dados qualitativos foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), e para os dados quantitativos utilizamos o software SPSS. Como resultados inferiu-se que o perfil dos participantes, revela em sua maioria um quadro preocupante quanto ao sofrimento psíquico relacionado com as demandas de cada curso, houve prevalência de queixas a cerca da sobrecarga de atividades (55%). Por outro lado, há uma dinâmica que difere de curso para curso quando se trata de primeira escolha profissional. Quanto a busca de serviços especializados em psicologia, poucos procuram, excetuando os próprios estudantes de psicologia. A categoria sofrimento psíquico revelou que dificuldades de concentração, baixa motivação e influências econômicas (4%) afetam o cotidiano acadêmico. Com relação a sintomas que indicam a presença de TMM, estudantes dos três cursos afirmaram sentir fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, dores musculares e outros. A presença destes sintomas em jovens estudantes universitários requer uma investigação mais aprofundada do assunto, a fim de se desenvolver ferramentas eficientes no tratamento e prevenção de problemas do universo acadêmico.
Descrição: SILVA, A. F. da. Qualidade de vida e saúde de estudantes de uma universidade pública. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25912
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arlenice Ferreira da Silva.pdfPDF - Arlenice Ferreira da Silva1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.