Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25916
Título: O estágio em ensino de Ciências Biológicas IV e sua importância na formação docente
Autor(es): Agra, Cleuton Felipe Gonçalves Dias
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação docente
Escola cidadã
Ensino de ciências
Data do documento: 17-Fev-2020
Resumo: O estágio supervisionado é importante na formação docente, pois através dele é possível pôr em prática tudo o que foi aprendido ao longo da graduação. No estágio, o futuro docente perceberá os acertos, os erros da prática e o que deve melhorar. Também, poderá ver que a realidade fora da universidade é bem diferente da que é vivenciada dentro do ambiente escolar, pois na escola existem alunos diferentes e que pensam de maneiras distintas. No presente trabalho, foi descrito um relato vivencial do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, ocorrido no periodo de Março a Junho de 2019, no semestre 2019.1, na Escola Cidadã Integral Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. O estágio supervisionado foi realizado em cumprimento as leis, as diretrizes e ao regimento da Universidade Estadual da Paraíba, para obter o grau de licenciado em Ciências Biológicas. O estágio foi ministrado sob a supervisão da docente do quadro efetivo da instituição, professora Cibelle Flávia Farias Neves em parceria com as professoras da escola concedente, Maria Celina S. Maracajá e Anny Railda Ângelo Alventino. Com isso, é fundamental que os estagiários estejam sempre preparados para enfrentar a contingências vividas nas escolas públicas, sendo acompanhados por um professor orientador e pelo professor da unidade concedente em que será realizado o estágio, pois são pessoas que possuem mais experiência na docência, podendo auxiliar no planejamento das aulas e a orientar na correção de erros, guiando-os no processo de refletir profissionalmente. Por fim, foi possível intervir na realidade do colégio, auxiliando os alunos no aprendizado, como também, aprendendo com os mesmos, havendo uma reconstrução dos saberes do próprio professor em formação, e assim, ao término do estágio, foi perceptível a transformação do licenciando em um educador.
Descrição: AGRA, C. F. G. D. O estágio em ensino de Ciências Biológicas IV e sua importância na formação docente. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25916
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleuton Felipe Gonçalves Dias Agra.pdfPDF - Cleuton Felipe Gonçalves Dias Agra1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.