Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25920
Título: Análise do conteúdo de botânica em livros didáticos de Biologia adotados em escolas estaduais de Ensino Médio em Campina Grande – PB
Autor(es): Tavares, Elisandra Aparecida Clementino
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Ensino-aprendizagem
Botânica
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O ensino de Biologia promove a formação de estudantes capazes de compreender e aprofundar conceitos biológicos, fortalecendo o pensamento crítico relacionado às suas vivências individuais e coletivas ao explorar o conhecimento científico na construção da aprendizagem e da cidadania. Sabendo que o livro didático é um recurso valoroso para professores no apoio ao desempenho escolar e, para facilitar a relação entre ambas às partes, é necessário que esse recurso didático esteja atualizado, de acordo com as novas diretrizes para o Ensino Médio. Nesse sentido, por haver problemáticas relacionadas aos conteúdos da Botânica nos livros de Biologia do Ensino Médio, surgiu a ideia de realizar um trabalho com o objetivo de fundamentar os professores de Biologia na análise desses conteúdos. O presente trabalho foi desenvolvido a partir dos livros utilizados em 25 escolas públicas do município de Campina Grande-PB, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Cada conteúdo foi analisado criticamente por obra e os resultados apresentados a partir de critérios previamente estabelecidos, sendo estes a adequação a série, clareza de conceitos, contextualização, recursos visuais, questões propostas e os conteúdos presentes. Fazer a seleção desses livros constitui uma tarefa de extrema importância para uma aprendizagem significativa. Os livros didáticos de Biologia adotados na rede estadual de Campina Grande apesar de todos os problemas, contradições e lacunas apontadas exibem, em sua maioria, condições de subsidiar o processo de ensino aprendizagem. No entanto, os livros III e IV, que foram as mais frequentes em 11 escolas não atenderam a todos os critérios de forma satisfatória. Dessa forma, nota-se que é recomendado que essa avaliação seja feita de forma mais criteriosa, e somente com a participação de todos os segmentos envolvidos será possível manter a continuidade deste processo.
Descrição: TAVARES, E. A. C. Análise do conteúdo de botânica em livros didáticos de Biologia adotados em escolas estaduais de Ensino Médio em Campina Grande – PB. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25920
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisandra Aparecida Clementino Tavares.pdfPDF - Elisandra Aparecida Clementino Tavares744.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.