Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25922
Título: Influência da pluviosidade na distribuição do zooplâncton em um estuário do semiárido brasileiro
Autor(es): Sousa, Stéphanie Kécia Vieira de
Palavras-chave: Fatores abióticos
Precipitação
Comunidade zooplanctônica
Densidade zooplanctônica
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: A comunidade zooplanctônica constitui um grupo de organismos de importância na manutenção da estabilidade das cadeias tróficas em ecossistemas aquáticos. Com as mudanças climáticas, é evidente as alterações na abundância e diversidade desses organismos, principalmente em épocas de alta pluviosidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência das chuvas na alteração dos fatores abióticos e na distribuição do zooplâncton no estuário do semiárido, do rio Mamanguape. A amostragem foi coletada durante o período chuvoso, sendo realizados arrastos de subsuperfície, durante o período quando ocorreram as maiores precipitações e outros realizados quando esses valores foram menores. Com isso foi coletado um total de 142 amostras, e contabilizados cerca de 39 táxons constituintes do zooplâncton, com as maiores frequências sendo dos copépodas Calanoida e Cyclopoida com valores de 100% para ambos táxons, seguidos de Zoea de Brachyura (92,25%), Náuplio de Cirripédia (82,39%) e para as larvas de Gastropoda e Bivalvia com 61,26% de frequência para ambos táxons. Nossos dados evidenciaram as maiores densidade no período de maior precipitação, com isso, tiveram correlações positivas entre os fatores ambientais (salinidade, temperatura, profundidade, pluviosidade e a transparência) com a densidade. Durante o estudo os resultados apontaram para uma variação espaço- temporal da comunidade zooplanctônica, com indicações que a pluviosidade foi uma importante variável ambiental a controlar (environmental drivers) a dinâmica das populações desses organismos no estuário.
Descrição: SOUSA, S. K. V. de. Influência da pluviosidade na distribuição do zooplâncton em um estuário do semiárido brasileiro. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25922
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stéphanie Kécia Vieira de Sousa.pdfPDF - Stéphanie Kécia Vieira de Sousa952.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.