Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25925
Título: Abordagem fisioterapêutica na cicatrização de úlceras com o uso do ultrassom terapêutico: Uma revisão sistemática
Autor(es): Cabral, Priscylla Oliveira de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia dermatofuncional
Ultrassom terapêutico
Úlcera - Tratamento
Fisioterapia
Data do documento: 22-Set-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: A úlcera pode ser decorrente de posicionamento prolongado, distúrbios vasculares, metabólicos e hematológicos. Sem o acompanhamento profissional e tratamento adequados, ela tende a aumentar suas dimensões. A Fisioterapia Dermatofuncional visa a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo, no que diz respeito aos distúrbios endócrino- metabólicos, dermatológicos, circulatórios e músculoesqueléticos por meio dos seus recursos eletrotermofototerapêuticos, como exemplo o Ultrassom terapêutico (UST). OBJETIVO: Investigar os resultados obtidos em estudos primários, com a utilização do ultrassom terapêutico como adjuvante no tratamento de úlceras, buscando a sua cicatrização. MÉTODO: Revisão sistemática realizada nas bases de dados MEDLINE, PUBMED, SciELO e LILACS, utilizando como descritores: ultrassom terapêutico; úlcera; ferida; e tratamento. Foram selecionados como amostra 5 artigos originalmente em inglês, entre os anos de 2008 a 2016. RESULTADOS: Dos cinco estudos analisados, três confirmaram a contribuição do ultrassom terapêutico para a aceleração do processo de cicatrização cutânea, um estudo relatou ser eficaz apenas no tratamento de úlceras venosas tratadas conservadoramente, sem intervenção cirúrgica, e um concluiu que o ultrassom seja eficiente para a melhora do ambiente inflamatório, porém não constatou significativa aceleração na redução da ferida, em comparação a outras intervenções como a compressão e a medicação. CONCLUSÃO: há divergência quanto aos resultados obtidos pelos estudos analisados, muito embora, afirmam que o UST mostra-se eficaz no tratamento para a recuperação e reparação tecidual. Faz-se necessário a realização de mais estudos clínicos, com quantidade no mínimo razoável de amostra para comprovação da eficiência do UST no tratamento de úlceras.
Descrição: CABRAL, Priscylla Oliveira de Souza. Abordagem fisioterapêutica na cicatrização de úlceras com o uso do ultrassom terapêutico: Uma revisão sistemática. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25925
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscylla Oliveira de Souza Cabral.pdfPDF - Priscylla Oliveira de Souza Cabral11.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.