Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25930
Título: O Instagram como ferramenta metodológica de educação nos cursos de Ciências Biológicas da UEPB
Autor(es): Santos, Maria Eduarda Martins
Palavras-chave: Novas Tecnologias na Educação
Instagram
Ensino de Biologia
Data do documento: 22-Out-2021
Resumo: Nas últimas décadas, assistiu-se a grandes mudanças, como no âmbito socioeconômico e político, na cultura, ciência e tecnologia. Após o século XX, com a Educação não foi diferente, iniciou-se um processo de mudanças, apesar das mesmas não acompanharem o ritmo intenso em que estas aconteciam. De maneira repentina, mudanças no modelo educacional fizeram-se necessárias com a presença da pandemia do novo Coronavírus. Com as condições apresentadas de distanciamento social, professores tiveram de mudar seus métodos de ensino, adotando todos os meios virtuais possíveis, inclusive as redes sociais como a plataforma do Instagram. As redes sociais foram um dos alvos para os professores, pois constituem ambientes virtuais que permitem interação entre os usuários. Este estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico das condições e resultados do uso do Instagram como ferramenta metodológica de auxílio ao ensino, observar a eficiência como ferramenta metodológica para os estudantes dos cursos de Biologia, do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba, e em que contribui a inclusão da rede social na Educação contextualizada para os alunos. O presente trabalho é de natureza quali-quantitativa, a coleta de dados foi realizada a partir dos questionários submetidos pelo google forms, onde mais da metade do total dos discente do curso tiram experiências anteriores com a metodologia. Conclui-se que a metodologia é uma forma inclusiva e criativa, mas que também necessita de ajustes para uma melhor utilização por parte dos docentes.
Descrição: SANTOS, Maria Eduarda Martins. O Instagram como ferramenta metodológica de Educação nos Cursos de Ciências Biológicas da UEPB: Um recorte de anos pandêmicos. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25930
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito67.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Maria Eduarda Martins SantosPDF - Maria Eduarda Martins Santos1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.