Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25947
Título: O fenômeno da autotranscendência e da realização dos valores no sentido do amor para a vocação leiga, a religiosa e a sacerdotal
Autor(es): Patrício, Ana Clara de Andrade
Palavras-chave: Autotranscendência
Amor
Vocação
Católicos
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar o fenômeno da autotranscendência e da realização dos valores no sentido do amor para a vocação leiga, a religiosa e a sacerdotal; e como específicos, conhecer as evidências psicométricas da Escala de Autotranscendência (EA) e verificar os correlatos existenciais e valorativos no sentido de vida dos vocacionados católicos. Dessa forma, três estudos foram realizados. O Estudo 1 teve como finalidade conhecer as evidências de validade fatorial, bem como da consistência interna e da convergência da EA. Participaram desse estudo 120 indivíduos, com uma idade média de 32,95 anos, que responderam os seguintes instrumentos: Questionário Biosociodemográfico, EA e Questionário de Sentido de Vida. Através da análise fatorial exploratória, usando o método de análise paralela, foi extraído um fator. Assim, a validade fatorial da medida corroborou com a do estudo original. Outrossim, a validade convergente foi comprovada e foi obtido um alfa de 0,72. O Estudo 2 teve por objetivo primário verificar os correlatos existenciais e valorativos no sentido de vida dos vocacionados católicos; e por secundário identificar a relação entre esses construtos e as variáveis biosociodemográficas: idade, sexo e vocação. A pesquisa foi realizada com 120 indivíduos, sendo majoritariamente do sexo feminino (60%), que responderam os mesmos instrumentos do estudo anterior acrescentando apenas o Questionário dos Valores Básicos. Ademais, a análise de dados verificou que o fator Presença de Sentido possui uma correlação positiva com a Autotranscendência e negativa com os valores de Experimentação, Realização e Existência; e que o fator Busca tem uma relação positiva com essas subfunções supracitadas, acrescida da Suprapessoal. Por fim, o Estudo 3 teve como objetivo primário principal investigar o fenômeno da autotranscendência e da realização dos valores no sentido do amor para a vocação leiga, a religiosa e a sacerdotal; e, como especifico verificar a força dos vocábulos em função das variáveis biosociodemográficas: idade, sexo e vocação. Participaram 30 indivíduos, 10 de cada vocação, que responderam 5 perguntas relacionadas aos construtos principais deste trabalho. Por meio das análises de conteúdo foi possível observar que emergiram dos discursos dos participantes uma percepção de sentido do amor associada a autotranscendência e a realização dos valores interativos, normativos e suprapessoais. Diante disso, os resultados foram discutidos à luz da análise existencial de Viktor Frankl.
Descrição: PATRÍCIO, Ana Clara de Andrade. O fenômeno da autotranscendência e da realização dos valores no sentido do amor para a vocação leiga, a religiosa e a sacerdotal. 2020. 158f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25947
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara de Andrade Patrício.pdfPDF - Ana Clara de Andrade Patrício3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito58.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.