Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25949
Título: "Até o último homem": A força desafiadora dos valores
Autor(es): Lima, Linderlândio Vasconcelos
Palavras-chave: Logoterapia
Valores
Determinismo militar
Traumas psíquicos
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise crítica sobre a relação entre as categorias franklianas valores (criativos, vivenciais e de atitude) e o destino (condicionamentos e determinismos), a partir da experiência de Desmond Doss, personagem histórico-fictício do filme “Até o Último Homem”, de Mel Gibson. A Logoterapia, abordagem de psicoterapia criada por Viktor Frankl, compreende o homem como um ser bio-psico-noético que se move na busca por sentido na vida e o encontra por intermédio da realização dos valores. No aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa documental de cunho crítico descritivo e analítico. Para a coleta de dados efetuou-se audiências do longa metragem acompanhadas de anotações com o intuito de destacar e de descrever os discursos e as atitudes dos personagens, em especial do protagonista Desmond. Em seguida, buscou-se reunir os fragmentos, interpretá-los e analisá-los tomando como parâmetro principal as categorias de valores apresentadas por Viktor Frankl: valores criativos, vivenciais e de atitude. Foi possível concluir que a vivência dos valores capacita o homem para enfrentar os determinismos e os condicionamentos biopsicossociais.
Descrição: LIMA, Linderlândio Vasconcelos. "Até o último homem": a força desafiadora dos valores. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25949
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Linderlândio Vasconcelos LimaPDF - Linderlândio Vasconcelos Lima665.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito200.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.