Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25953
Título: As contribuições da Teoria de Viktor Frankl na assistência de enfermagem como ferramenta de humanização na pandemia do Coronavirus
Autor(es): Lima, Josefa Claudia Borges de
Palavras-chave: Enfermagem
Pandemia
Viktor Frankl
Humanização
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: A assistência de enfermagem humanizada no setor de emergência é desafiadora, especialmente em época de pandemia, onde o receio de contrair o novo coronavírus pode resultar numa assistência mecanicista. Por outro lado, a pandemia pode contribuir para o vazio existencial dos pacientes. Alinhando essa realidade com a teoria de Viktor Frankl, objetivou-se relacionar a experiência prática da assistência de enfermagem na humanização da saúde em tempos de pandemia com a teoria frankliana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em relato de experiência de uma enfermeira assistencial, no período de abril a setembro de 2020 em um hospital particular na cidade de Campina Grande- PB. A experiência profissional com o paciente acometido com coronavírus foi anotada após cada atendimento. Explana-se, inicialmente, o relato de experiência e cria- se categorias baseadas na tríade trágica (sofrimento, culpa e morte) fazendo-se uma ponte com a antropologia de Frankl. A teoria de Viktor Frankl contribui para a assistência de enfermagem, pois o enfermeiro sob essa perspectiva, olha o paciente na sua integralidade frente a situações desafiadoras, como as provocadas pela pandemia.
Descrição: LIMA, Josefa Claudia Borges de. As contribuições da Teoria de Viktor Frankl na assistência de enfermagem como ferramenta de humanização na pandemia do Coronavirus. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25953
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Claudia Borges de LimaPDF - Josefa Claudia Borges de Lima545.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito56.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.