Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25957
Título: Contribuições da logoterapia no acompanhamento do Grupo de Gestantes "Barriga de Amor": Um relato de experiência
Autor(es): Silva, Andreia Pereira da
Palavras-chave: Logoterapia
Qualidade de Vida
Gravidez
Depressão pós-parto
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: A sociedade em que vivemos altamente tecnológica, amplamente informatizada, mas que enfrenta desafios profundos com relação a equalização dos papeis sociais da humanidade que a compõe. Essa instabilidade constitui reflexos sobre um dos estágios mais sublimes da vida, o período gestacional, que por si só representa alta complexidade, mas que em tem ocasionado uma verdadeira crise existencial nas mulheres através dos tempos e nos nossos dias. O presente trabalho teve como objetivo, construir o relato experiência a partir do acompanhamento em grupo de gestantes no enfrentamento às suas fragilidades. Esta pesquisa qualitativa e descritiva fundamentada na abordagem da Logoterapia e Análise Existencial, buscou apresentar o resultado da interação em 10 encontros online entre o grupo, em função do distanciamento social, por meio de videoconferência e teleatendimentos, no período de maio a setembro de 2020. As análises foram realizadas a partir das observações quanto ao comportamento das gestantes em relação ao compartilhamento das informações, das fragilidades, ao desenvolvimento da empatia e como podem se apoiam multiplamente. Enquanto resultados, obteve-se um panorama geral das fragilidades enfrentadas pelas gestantes que participaram do estudo, sendo possível orientá-las quanto ao enfrentamento de situações de violência doméstica, psicológica, física e sexual. Possibilitou contribuir para o resgate da autoestima das mesmas, através de um atendimento mais humanizado, contribuindo essencialmente com as mulheres em seus estágios da gestação, orientando-as na superação de eventos de rejeição, agressão, etc. potencializando a construção do relacionamento em grupo, destacando a importância do apoio mútuo na melhoria da qualidade de vida da gestante através do apoio e estímulo obtidos do compartilhamento de experiências.
Descrição: SILVA, Andreia Pereira da. Contribuições da logoterapia no acompanhamento do Grupo de Gestantes "Barriga de Amor": Um relato de experiência. 2020. 24f. Monografia (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25957
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreia Pereira da Silva.pdfPDF - Andreia Pereira da Silva421.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito945.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.