Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25958
Título: Considerações sobre o sentido da vida de crianças em situação de abrigo: Um enfoque logoterápico
Autor(es): Freire, Luiza Almeida
Palavras-chave: Abrigamento
Saúde da Família
Logoterapia
Narrativas Infantis
Data do documento: 26-Fev-2021
Resumo: Esse trabalho expõe um relato de experiência vivenciado durante um projeto de extensão ofertado pelo curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, cuja temática refere-se à Infância e Adolescência. O intuito do projeto foi privilegiar instituições que não ofereciam apoio psicológico em seu dia a dia, por isso sua atuação foi em abrigos de crianças e adolescentes. Com esse estudo objetiva-se apresentar o desenvolvimento dos vínculos sociais nas crianças institucionalizadas e a importância do encontro com o sentido da vida de crianças em situação de abrigo. A partir da construção de um livro, buscou-se demonstrar como os participantes criaram seus personagens, a narrativa e a identificação tanto com a história contada, quanto a história que foi produzida. Nesse processo, foi possível relacionar a importância da Literatura Infantil ao desenvolvimento psicossocial e espiritual dos abrigados. Além de refletir acerca da desigualdade social e sua interferência na vida familiar das classes que estão à margem da sociedade. Como fundamento teórico, o Estatuto da Criança e do Adolescente delineou os principais caminhos a serem percorridos para auxiliar a criança em situação de risco (mais especificamente, a institucionalizada), mostrando como os laços afetivos dentro e fora dos abrigos têm interferido no processo emocional dessas crianças que anseiam voltar para suas casas ou encontrar outra família. Os resultados das vivências do projeto apresentam como as crianças descobriram os valores dos quais a Logoterapia destaca como essencial para encontrar o sentido da vida, ou sentido de determinada situação. Por fim, destaca-se a importância das políticas públicas estarem comprometidas com os direitos das pessoas em situação de abrigo, como também das intervenções psicológicas para a saúde mental de crianças em situação de vulnerabilidade.
Descrição: FREIRE, Luiza Almeida. Considerações sobre o sentido da vida de crianças em situação de abrigo: Um enfoque logoterápico. 2021. 29f. Monografia (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25958
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Almeida FreirePDF - Luiza Almeida Freire962.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito254.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.