Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25960
Título: Dizer sim a vida: a busca de sentido através da música em meio ao holocausto (1938-1945)
Autor(es): Soares, Alifi Junior Clementino
Palavras-chave: Logoterapia
Música
Holocausto
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Este trabalho buscou como objetivo geral compreender como a música atua na busca de sentido e na percepção de valores a partir da perspectiva conceitual da abordagem fenomenológica-existencial Logoterapia de Viktor E. Frankl, contextualizando-se em um dado momento importante que se interpenetra no chão da Segunda Guerra Mundial, período no qual surge o Holocausto perpetrado pela ideologia do sistema nazista. Além disso, os objetivos específicos se propuseram a traçar um perfil dos compositores e da obra musical utilizada no trabalho e fornecer um espaço de conhecimento e aprofundamento dos contextos de produção dessa música. Para tanto, será traçado o conteúdo da obra e informações sobre os compositores da música escolhida, além de fornecer um espaço de conhecimento e aprofundamento dos contextos de produção de música no tempo histórico em questão, compreendendo os efeitos causados na criação e vivência das músicas durante esse período. Em sua estrutura, a pesquisa trouxe uma revisão de literatura, contendo, primeiramente, uma reflexão sobre o período do Holocausto, além de uma teorização dos campos de concentração; em seguida, abordamos a temática da Logoterapia e a relação com a música; finalizando com o tópico sobre a busca de sentido e a música, nesse tópico, foi destacado os conceitos: Sentido e Valores. O estudo foi desenvolvido como uma pesquisa de levantamento, classificado como exploratório e descritivo. Foram utilizadas fontes documentais (livros e revistas), tendo a finalidade de conhecer a realidade da produção musical nos campos de concentração. O tópico ‘resultados e discussões’ contempla trechos da música escolhida e a relação com os conceitos de: Sentido e Valores. Para finalizar, a importância do estudo caracteriza-se em contribuir para com a arte sob o olhar da Logoterapia, e, ainda, trazer à tona os valores musicais para a comunidade acadêmica e não acadêmica, a fim de refletir sobre temas a partir de leituras científicas, em busca de fornecer conceituações que instiguem análises, críticas e debates, buscando contribuir assim com o campo teórico-prático da Logoterapia.
Descrição: SOARES, Alifi Junior Clementino. Dizer sim à vida: A busca de sentido através da música em meio ao Holocausto (1938-1945). 2020, 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25960
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alifi Junior Clementino SoaresPDF - Alifi Junior Clementino Soares612.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito217.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.