Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25965
Título: Efeitos do treinamento resistido em atletas: uma revisão sistemática
Autor(es): Castanha, Lucas Vilar
Palavras-chave: Treinamento resistido
Treinamento de força
Atletas de futebol
Exercício físico
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: O treinamento resistido proporciona a melhora de grandes valências como: Força máxima (absoluta e relativa), resistência, melhora do sprints, entre outras valências, todas elas muito utilizadas no futebol. A força máxima está bastante ligada ao futebol, pois é uma atividade de ações intermitentes e de bastante força explosiva. Todas essas valências são treináveis e o treinamento resistido aliado ao treinamento técnico/tático pode melhorar a performance do atleta ao longo da temporada. O objetivo desse estudo foi de verificar o efeito do treinamento resistido no aumento da força máxima e absoluta de atletas em conjunto com o treinamento técnico/tático melhorando a performance ao longo da temporada. O estudo apresenta-se como uma revisão sistemática, onde foram pesquisados artigos nas bases de dados Google Acadêmico e BVS (Biblioteca virtual em saúde). Esta última encontrou artigos nas plataformas: LILACS, MEDLINE e IBECS., utilizando-se os descritores (“effect of strength training on soccer”). Após, aplicados os critérios de exclusão, foram selecionados 4 artigos para leitura na íntegra e análise dos mesmos. Diante dos dados coletados um programa de treinamento físico com envolvimento de diversas manifestações de força em conjunto com treinamento técnico/tático promove aumento da força muscular máxima e velocidade, capacidades importantes nas atividades decisivas do futebol (dribles, cabeceios, mudanças de direção entre outras), mesmo em períodos curtos de treinamento, como observados para o preparo das equipes para a temporada de jogos. Faz necessário uma boa periodização do treinamento resistido ao longo da temporada para que se mantenha todas as valências dos atletas em seu potencial máximo.
Descrição: CASTANHA, Lucas Vilar. Efeitos do treinamento resistido em atletas: uma revisão sistemática. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25965
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Vilar Castanha.pdfPDF - Lucas Vilar Castanha321.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito96.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.