Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25966
Título: O uso dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da Matemática
Autor(es): Souza, Antoniel Vitor Dantas Camilo de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Material didático
Ensino fundamental
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Esta pesquisa busca realizar uma discussão sobre o uso dos materiais didáticos manipuláveis (MDMs) e de seus impactos gerados no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, confrontando o modelo tradicionalista de ensino com o uso de materiais didáticos que busquem o incentivo e a prática desta metodologia visando à concretização dos conceitos matemáticos durante os anos finais do ensino fundamental. Quanto à abordagem o trabalho possui caráter quali-quantitativo, pois investiga os impactos gerados durante a discussão de três artigos relacionados à aplicação dos principais MDMs nas aulas de matemática, assim como, faz o levantamento de dados a partir de dois questionários aplicados de forma remota a alunos e professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal situada na cidade de Pedras de Fogo, no estado da Paraíba, considerando a atual problemática relacionada à pandemia de Covid-19. Expõe ainda a discussão sobre as principais metodologias, como foco os materiais didáticos presentes no âmbito educacional ao ensino de matemática. Temos como resultados que os professores entrevistados entendem que se devem rever constantemente as metodologias de ensino para buscar, cada vez mais, o uso de ferramentas importantes, como os MDMs, para garantir a eficácia no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Assim, consegue o seu objetivo de refletir quanto à utilização de MDMs em sala, sendo esta ferramenta bastante positiva no processo educacional, especialmente no ensino de matemática, caracterizando esta pesquisa ainda como vital na contribuição plena do ensino da matemática, pois reforça a necessidade de evoluções constantes no ensino e na superação de possíveis dificuldades que possam aparecer durante a jornada de professores e educadores nesta área.
Descrição: SOUZA, Antoniel Vitor Dantas Camilo de. O uso dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25966
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antoniel Vitor Dantas Camilo de Souza.pdfPDF - Antoniel Vitor Dantas Camilo de Souza907.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito372.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.