Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26003
Título: Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental
Autor(es): Moura, Jussara da Cunha Silva
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Contos de fada
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente estudo discute os contos de fada como ferramenta para a aprendizagem de leitura e escrita nas primeiras séries do ensino fundamental. A ideia de discutir o assunto ocorreu durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo localizada no bairro do Pedregal, na cidade de Campina Grande – PB quando percebemos as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolviam a proposta de nosso trabalho. Dessa forma o presente relatório discute a temática com bases em teóricos tais como Koch, Elias (2012), Marchesi (2006), Colello (2017), Gadotti (2013), Sousa (2011), Tayassu (2011) entre outros. A discussão também foi embasada em documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais de língua Portuguesa e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Analisando as dificuldades dos alunos do ponto de vista das teorias sobre a contribuição dos contos de fada para a aprendizagem dos alunos, entendemos que esta ferramenta pode sim trazer contribuições significativas, visto que além de se ensinar e aprender de forma lúdica, os contos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas em nível oral e escrito que são fundamentais na fase de alfabetização e letramento.
Descrição: MOURA, Jussara da Cunha Silva. Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26003
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara da Cunha Silva Moura.pdfPDF - Jussara da Cunha Silva Moura424.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.