Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26013
Título: Brinquedos e brincadeiras na creche: contribuições do estágio docente em educação física
Autor(es): Lima, Josiane Ferreira de
Palavras-chave: Educação Física
Educação infantil
Estágio supervisionado
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: O principal objetivo do presente trabalho é discutir acerca da importância do brincar no desenvolvimento da criança que frequenta a Educação Infantil, destacando contribuições da Educação Física Escolar neste nível da educação. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, do tipo pesquisa ação, que envolveu crianças de 03 anos de idade, que frequentavam a creche, em uma instituição pública localizada na cidade de Dona Inês. O corpus investigativo foi constituído a partir da nossa própria experiência docente, na condição de aluna estagiária do Curso de Licenciatura em Educação Física, através de um projeto didático, caracterizado por uma metodologia lúdica, que buscou o respeito aos limites biológicos das crianças envolvidas, bem como a exploração de espaços e brinquedos disponíveis. Os dados evidenciam, dentre outros, que no espaço institucional da creche, é possível a exploração de diversas brincadeiras e brinquedos, que favorece o desenvolvimento motor da criança, permitindo-lhe o exercício do seu direito às atividades lúdicas, na interação com outras crianças e com professoras. Concluímos que a Educação Física pode contribuir de sobremaneira para o desenvolvimento de atividades lúdicas, especificamente atividades motoras. Na Educação Infantil a criança brinca, aprende, e se desenvolve integralmente.
Descrição: LIMA, Josiane Ferreira de. Brinquedos e brincadeiras na creche: contribuições do estágio docente em educação física. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26013
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiane Ferreira de Lima.pdfPDF - Josiane Ferreira de Lima.pdf482.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.