Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26023
Título: Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I
Autor(es): Oliveira, Soares da Silva Oliveira
Palavras-chave: Educação Física
Psicomotricidade
Ensino Fundamental I
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo, mostrar a importância da psicomotricidade para aprendizagem em alunos do ensino fundamental I. Sabe-se que a psicomotricidade é o relacionamento através da ação e consciência unindo corpo e mente, possibilitando localizar-se no tempo e no espaço. A metodologia consistiu em um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Como critérios de inclusão foram considerados: publicações científicas que abordassem a temática, publicados na íntegra em língua portuguesa, entre o período de 2009 e 2019. Foram excluídos da busca, artigos que não condiziam com o tema estudado, artigos com ano de publicação anterior ao ano de 2009 e que disponibilizaram apenas o resumo. Foram selecionados nas bases de dados eletrônicos SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs e PubMed, no período de julho a outubro de 2019. Utilizando os seguintes descritores: Psicomotricidade, aprendizagem, Educação Física, Ensino Fundamental I, encontraram-se 61 artigos e 7 artigos para análise. A partir da análise dos dados, identificaram-se duas categorias: A psicomotricidade e sua importância com a aprendizagem no ensino fundamental e O jogo como ferramenta pedagógica da psicomotricidade no ensino fundamental. A Educação Física, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora dos alunos, com os domínios cognitivos e sociais, é uma ferramenta de grande importância no desenvolvimento da aprendizagem escolar.
Descrição: OLIVEIRA, Renata Soares da Silva Oliveira. Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26023
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Soares da Silva Oliveira.pdfPDF - Renata Soares da Silva Oliveira526.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.