Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26025
Título: Capoeira na escola como um processo de inclusão
Autor(es): Rocha, Antônio Silva
Palavras-chave: Educação Física
Capoeira
Inclusão Social
Educação Inclusiva
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com o campo de atuação na Escola Estadual Frei Alberto, localizado na cidade de Fagundes-PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estágio/ aluno. Tendo como público alvo os alunos do 5°ano no decorrer dos estágios nos deparamos com algumas dificuldades como a falta de materiais, fatores estes que muitas vezes tivemos que fazer algumas adaptações no intuito fazer com que todos os alunos interagissem com as atividades realizadas. Entretanto este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física em aulas práticas e atraentes utilizando a capoeira como ferramenta de inclusão, estimulando a participação dos mesmos, através de vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia aplicada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: capoeira como atividade inclusiva. Nas aulas teóricas os alunos conheceram a origem da capoeira. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a afetividade e a interação dos alunos entre si. Logo foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiência. Na relação Educação Física com o uso da capoeira, observou-se nos alunos maior motivação e se mostraram mais receptivos à aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação, impelindo o incentivo à docência.
Descrição: ROCHA, Antônio Silva. Capoeira na escola como um processo de inclusão. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26025
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Silva Rocha.pdfPDF - Antônio Silva Rocha679.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.