Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26027
Título: Karatê como fator de inclusão dentro do contexto do desenvolvimento motor: relato de experiência
Autor(es): Silva, Ronilson de Carvalho
Palavras-chave: Educação Física
Karatê
Inclusão Social
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: O Karatê, também conhecido como “mãos vazias”, teve sua origem na ilha de Okinawa no Japão, a pratica, karatê seja pela busca na qualidade de vida, conhecimento como defesa pessoal, filosófico ou como atividade desportiva. Este relato de experiência com os alunos de Karatê, relata quanto a importância da sua formação prática realizada. O desenvolvimento musculoesqueléticas mais frequentes no Karatê envolvem os membros inferiores (perna e coxa), seguidos pelo tronco (cabeça e pescoço) e por último os membros superiores (mãos e dedos). Inclui exercícios de fortalecimento muscular, incluindo os músculos de estabilização central, treino sensório-motor, alongamentos, correção do gesto. Karatê como instrumento de socialização, tendo em vista a necessidade de formação de valores humanos na sociedade atual, buscando ainda identificar as contribuições do karatê para a formação de valores e desenvolvimento de habilidades sociais. Pode-se concluir que, o karatê contribui para a socialização de crianças e adolescentes porque visa principalmente a formação do caráter adolescência, favorece o desenvolvimento da autoconfiança, bem como habilidades necessárias ao processo de socialização. O uso pedagógico da prática do karatê como meio de socialização pode contribuir. Significativamente porque direciona suas energias de forma saudável à cooperação e à socialização, criando um bem-estar para todos.
Descrição: SILVA, Ronilson de Carvalho. Karatê como fator de inclusão dentro do contexto do desenvolvimento motor: relato de experiência. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26027
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronilson de Carvalho Silva.pdfPDF - Ronilson de Carvalho Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.