Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26030
Título: A educação física no ensino fundamental I: Os desafios do profissional de educação física no controle a obesidade na escola municipal de ensino fundamental Dr. José de Melo - Dona Inês/PB
Autor(es): Moreira, Josenilson de Araújo
Palavras-chave: Educação Física
Obesidade
Alunos
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: O número de crianças obesas vem crescendo cada vez mais, devido à ausência de um controle alimentar, em casa junto com as famílias e/ou na escola, além de tudo existe um fator psicológico que pode alterar consideravelmente o ganho de peso. O presente trabalho realizado na escola Municipal Dr. José de Melo-Dona Inês-PB, vem a conhecer os problemas relacionados a obesidade e suas possíveis soluções, pois a obesidade leva a falta de autoestima, muitos alunos não querem participar de determinada atividades ou prática escolar, por vergonha de seu corpo e até mesmo por sofrer bullying na própria escola, se escondem em um universo único, assim, o profissional da educação, pode inferir nesta realidade, através de atividades e práticas esportivas, exibição de vídeos, palestras e projetos de mudanças de hábitos alimentares na escola e posteriormente em suas casas, para que as crianças inseridas nesta instituição venham a ganhar saúde e qualidade de vida. Existem dois projetos de Lei sobre a obesidade. Um deles é Lei n° 6803/10 (BRASIL, 2010a), que institui a Política a Combate à Obesidade e o outro é Projeto Lei n°6522/09, que cria o Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil (BRASIL, 2010b.). Foi visto que no ensino fundamental I a quantidade de práticas esportivas é insuficiente, pois não tem um profissional específico e as práticas são realizadas de uma forma errônea sem regras e limites. As avaliações e testes com os alunos, a conscientização dos malefícios de alguns alimentos na dieta das crianças que podem levar ao ganho extra de peso, também cabe à o profissional da Educação Física que deve colaborar com a valorização da prática esportiva, para que assim, haja um avanço na aprendizagem, valorização da autoestima e comportamento das crianças, havendo dessa forma avanços significativos para toda comunidade escolar.
Descrição: MOREIRA, Josenilson de Araújo. A educação física no ensino fundamental I: Os desafios do profissional de educação física no controle a obesidade na escola municipal de ensino fundamental Dr. José de Melo - Dona Inês/PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26030
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilsom de Araujo Moreira.pdfPDF - Josenilsom de Araujo Moreira648.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.