Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26037
Título: Tecnologia da Informação na Gestão Pública em Saúde: uma revisão integrativa
Autor(es): Balbino, Maria Rita da Nóbrega
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Pública
Data do documento: 22-Dez-2021
Resumo: Tecnologia da informação (TI) pode ser definida como o conjunto de hardware e software que executa as tarefas de processamento de informações. Tais tecnologias vêm sido cada vez mais utilizadas no campo da saúde, reordenando os serviços e aprimorando o processo de trabalho e a assistência aos pacientes. Mencionam-se como exemplos desses avanços o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o Programa Telessaúde Brasil. Objetivo: Realizar revisão integrativa a respeito da utilização das tecnologias de informação na gestão pública em saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizaram-se os descritores, em português, associados entre sipor meio do operador booleano and: tecnologia da informação; gestão em saúde; saúde. Critérios de inclusão: estudos publicados no período de 01/01/2017 a 15/10/2021; artigos originais; artigos de revisão; ensaios teóricos; e artigos redigidos em língua portuguesa. Critérios de exclusão: artigos publicados em sites de cunho não científico; estudos publicados como livros, comentários, debates, editoriais, teses, dissertações e trabalhos de anais de congressos; e artigos que não disponibilizam texto completo. A busca inicial resultou em 6513 estudos. Destes, sete foram selecionados para análise após aplicação dos critérios de elegibilidade. Resultados: Os artigos foram divididos em duas categorias temáticas: implantação de tecnologias de informação na área da saúde; e avaliação e percepção de tecnologias de informação no âmbito da saúde. Conclusão: A TI apresenta papel indispensável na área da saúde, mas ainda existe baixo grau de implementação e muitas dificuldades para seu emprego adequado.
Descrição: BALBINO, M. R. N. Tecnologia da Informação na Gestão Pública em Saúde: uma revisão integrativa. 2021. 27 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26037
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rita da Nobrega Balbino.pdfPDF - Maria Rita da Nobrega Balbino625.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito81.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.