Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26041
Título: O estado neoliberal e a precarização do trabalho: um estudo com docentes substitutos da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Assis, Adriele Mercia Souza de
Palavras-chave: Neoliberalismo
Trabalho
Precarização
Docência no Ensino Superior
Ensino Superior
Data do documento: 11-Fev-2022
Resumo: O neoliberalismo é uma doutrina econômica que tem como pressuposto básico a mínima participação do Estado na economia. Empregada na realidade brasileira a partir da década de 1990, essa ideologia tem gerado efeitos diversos na vida dos trabalhadores, uma vez que promove flexibilizações legislativas, que resultam na perda de direitos fundamentais para classe trabalhadora. No contexto neoliberal, a administração pública tem sido alvo de significativas reformas, as quais têm afetado diretamente as universidades públicas. Assim, as IES vêm sofrendo cortes orçamentários significativos, o que as obriga a promover menos concursos públicos e, consequentemente, recorrer à contratação de docentes temporários. Tendo em vista os fatos, a partir de uma metodologia qualitativa-explicativa e através de um estudo de caso, foram realizadas oito entrevistas com docentes de vínculo temporário da instituição, a fim de verificar a percepção de existência (ou não) de vínculos precarizados no serviço prestado pelos professores substitutos da Universidade Estadual da Paraíba, no Campus VII. A partir dos resultados, foi possível verificar que esses profissionais, em sua maioria, apesar de satisfeitos com o exercício da docência, têm remunerações incompatíveis com suas qualificações, cargas horárias exaustivas e mínimas condições para o seu desenvolvimento no magistério.
Descrição: ASSIS, A. M. S. O estado neoliberal e a precarização do trabalho: um estudo com docentes substitutos da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26041
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriele Mercia Souza de Assis.pdfPDF - Adriele Mercia Souza de Assis1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito539.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.