Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26045
Título: Comunicação buco-sinusal tratada cirurgicamente com membrana de l-prf: relato de caso clínico
Autor(es): Isidro, Gabriel Santos
Palavras-chave: Cirurgia bucal
Comunicação buco sinusal
Intercorrências operatórias
Data do documento: 20-Abr-2021
Resumo: A comunicação buco sinusal é que pode ocorrer por traumas na região, exodontias. No palato existe uma relação anatômica íntima entre o ápice das raízes desses dentes com o seio maxilar. Paciente se apresentou ao atendimento se queixando de uma dor dentária, foi realizado a análise e se constatou uma lesão coronária no dente 17. Desse modo, foi feito o planejamento cirúrgico com a possibilidade de uma comunicação buco sinusal, pois nos exames imagiológicos foi constatado a proximidade da raiz dentária com o seio nasal, onde foi escolhido o tratamento com fibrina rica em plaquetas ( L-PRF). No procedimento operatório ocorreu a lesão em palato resultante da exodontia sendo a manobra de Valsalva um passo importante do exame físico, constatando-se a comunicação a L-PRF se mostrou fundamental para o sucesso do pós cirúrgico, Foi realizado uma punção aspirativa na veia cubital, o sangue foi processado na centrífuga, onde se dá a migração de componentes do sangue por gravitação formando assim o coágulo com L-PRF foi obtido a fibrina rica em plaquetas que foi usada na síntese da lesão.o procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia local em ambiente ambulatorial, sem intercorrências e o mesmo segue em controle pós-operatório com cerca de 2 meses, com boa evolução e sem sintomatologia.
Descrição: ISIDRO, Gabriel Santos. Comunicação Buco-sinusal Tratada Cirurgicamente com membrana de l-prf: Relato de caso clínico. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26045
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Santos Isidro.pdfPDF - Gabriel Santos Isidro.pdf249.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de deposito.pdfPDF - Termo de deposito.pdf558.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.