Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26060
Título: Composição corporal de praticantes de musculação após três meses de treino
Autor(es): Queiroz, Mateus Arruda
Palavras-chave: Musculação
Avaliação antropométrica
Composição corporal
Percentual de gordura
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: Quando falamos de “vida ativa” a sociedade é dividida em dois grandes grupos, o grupo dos que buscam a saúde e o grupo dos sedentários, o número dos sedentários é bastante preocupante, outro dado que causa preocupação é o percentual de pessoas obesas que vem crescendo, em contrapartida a isso, o Brasil é um dos países que mais possui academias. Tendo como base pesquisas que mostram que o principal objetivo das pessoas com a prática da musculação é a estética, muitas pessoas acreditam que é possível mudar sua composição corporal com 3 meses de treino, pensando nisso, o objetivo principal da presente pesquisa foi identificar os resultados obtidos de um grupo de 10 pessoas que fizeram o treinamento resistido durante 3 meses, no que concerne os objetivos específicos, estes foram: Avaliar a composição corporal de 10 pessoas através de dobras cutâneas, verificar a progressão dos alunos em relação a porcentagem de gordura, IMC, RCQ, massa magra e massa gorda e verificar a diferença de progresso entre homens e mulheres. 10 Alunos de uma academia de Campina Grande – PB foram selecionados intencionalmente a partir da boa convivência, 8 mulheres e 2 homens, para realizarem um programa de treinamento de musculação durante 3 meses, foi feita avaliação da composição corporal, antes e após o período de treinamento e em seguida a comparação das variáveis investigadas. O grupo conseguiu reduzir em média 2% de gordura e aumentar a massa magra, o RCQ também foi reduzido, já o IMC se manteve estável. Pode-se concluir que a musculação pode ser uma excelente ferramenta na melhora da composição corporal, sendo necessário novos estudos com um maior período de treinamento, controle de intensidade de exercício e controle alimentar.
Descrição: QUEIROZ, Mateus Arruda. Composição corporal de praticantes de musculação após três meses de treino. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26060
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Arruda Queiroz.pdfPDF - Mateus Arruda Queiroz309.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.