Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26061
Título: Análise das representações gráficas presentes no livro didático de geografia do ensino fundamental II: um olhar a partir das habilidades e competências da BNCC
Autor(es): Macêdo, Mônica Larissa Aires de
Palavras-chave: Educação geográfica
Livro didático
Ensino fundamental
Representações gráficas
Data do documento: 22-Dez-2021
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições das representações gráficas no segmento do Ensino Fundamental II, as quais estão subsidiadas pelos temas contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando por base o livro do sexto ano do Projeto Araribá: Mais Geografia. A análise de conteúdo foi o referencial metodológico adotado nesta pesquisa. Foram consideradas categorias como: Título, escala, legenda, cor, localização e contextualização. É importante destacar que os resultados obtidos trouxeram evidências de que, apesar de o livro estudado apresentar uma grande variedade de representações gráficas, estas poderiam ser mais exploradas e colaborarem mais com os conteúdos abordados; desencadeando, com isso, meios para obtenção de melhores resultados na construção do pensamento geográfico do aluno.
Descrição: MACÊDO, Mônica Larissa Aires de Macêdo. Análise das representações gráficas presentes no livro didático de geografia do ensino fundamental II: um olhar a partir das habilidades e competências da BNCC. 37f. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26061
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Larissa Aires de Macêdo.pdfPDF - Mônica Larissa Aires de Macêdo843.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito73.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.