Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Maria Vilma Alves-
dc.date.accessioned2013-12-03T18:47:07Z-
dc.date.available2013-12-03T18:47:07Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2606-
dc.descriptionGUEDES, Maria Vilma Alves. O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio. 2011. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.pt_BR
dc.description.abstractA escola para cumprir sua função social necessita possibilitar ao educando uma visão de mundo pautada no respeito ao outro em todas as dimensões, fortalecendo assim o conceito de cidadania plena. O ensino de Geografia possibilita o educando o acesso a varias construções sociais e históricas, na perspectiva da Geografia Cultural o conhecimento da diversidade étnica presente na sociedade brasileira. As temáticas podem contribuir ou não de acordo com a metodologia e prática utilizada no âmbito da sala de aula na formação. A diversidade étnica indígena existente no Brasil esta distante de serem compreendidas no espaço escolar sendo um desafio construir a idéia das diferenças como algo que possa agregar no outras qualidades e direitos existentes nos documentos oficiais que regem a população brasileira, para que direitos não sejam negados no convívio social. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos da disciplina Geografia nas series finais do ensino fundamental em suas formulações sobre a construção do que vem a ser um indígena brasileiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, analisada pela teoria de Bardin (2009), em que os discursos foram categorizados (Índio e Natureza, Antropofagia, Vestimentas), com a finalidade de compreendermos a percepção desses educandos em relação às diferenças étnicas e aos direitos constitucionais relacionados às diferenças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Celênia de Souto Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectÍndiopt_BR
dc.titleO convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vilma Alves Guedes.pdfMaria Vilma Alves Guedes302.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.