Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26081
Título: Prevalência de lesões em praticantes amadores de corrida de rua e os benefícios da atividade física na prática esportiva: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Guimarães, Thaysa Emanuelly Duarte
Palavras-chave: Atividade física
Lesões
Corrida de rua
Data do documento: 25-Ago-2021
Resumo: A prática de atividades físicas de longa duração, intensidade moderada e com o envolvimento de grandes grupos musculares, tais como a corrida tem aumentado exponencialmente tanto por sua facilidade quanto pelo baixo custo envolvido. Por essas razões, a corrida de rua tem se tornado popular e os indivíduos que a praticam se expõem aos eventuais riscos. Desta maneira o presente trabalho tem por objetivo analisar a influência da atividade física e seus benefícios na prevenção de lesões em praticantes amadores de corrida de rua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, quali-quantitativa e de artigos originais selecionados nas bases de dados SciELO, PubMed, PlosOne, BVS e LILACS, nas línguas portuguesa, e inglesa entre os anos de 2013 a 2019. Diante da busca total dos artigos e após passarem pelas fases dos critérios de exclusão, 16 artigos permaneceram para estudo. A prevalência de lesões encontrada no total foi de 44%, com predomínio no gênero masculino, sendo os principais tipos de lesões as distensões musculares e as tendinopatias, o local de maior acometimento nos MMSS a coluna lombar e nos MMII o joelho, e as lesões foram classificadas como leve em relação a sua gravidade. Portanto, foi observado na literatura auto índice de prevalência de lesões dos estudos analisados, podendo evidenciar que os fatores intrínsecos como o índice de massa corpórea, idade, calçado e tipo de pisada parece influenciar na frequência das lesões nos corredores, como também os fatores extrínsecos destacando-se o aumento do volume de treino, a intensidade, a falta de orientação profissional, e o tempo de prática, que ocasiona uma execução inadequada da atividade e com isso desencadeando as lesões.
Descrição: GUIMARÃES, Thaysa Emanuelly Duarte. Prevalência de lesões em praticantes amadores de corrida de rua e os benefícios da atividade física na prática esportiva: Uma revisão bibliográfica. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26081
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaysa Emanuelly Duarte GuimarãesPDF - Thaysa Emanuelly Duarte Guimarães803.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito801.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.