Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26087
Título: Avaliação nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Autor(es): Nascimento, Maria Morgana Lima do
Palavras-chave: Avaliação
Ensino presencial e remoto
Desafios e possibilidades
prática docente
Data do documento: 8-Mar-2022
Resumo: O estudo trata-se de uma pesquisa realizada sobre os processos avaliativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no ensino remoto no período da pandemia da Covid-19. Dispondo como objetivo geral: compreender as diversas formas da avaliação associadas à classificação e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem escolar. Estabelecemos como objetivos específicos: discutir os processos avaliativos no âmbito das práticas escolares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar as metodologias utilizadas pelos (as) professores (as) para avaliar os (as) alunos (as) no processo das aulas remotas. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa em educação, realizada através de um questionário estruturado no Google Forms, com cinco professores (as) de escolas municipais da cidade de Dona Inês/PB, que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No aporte Teórico usouse, dentre outras obras, as de (HOFFMANN, 2009, 2010, 2011), (LUCKESI, 2010), (LIBÂNEO, 2006), VASCONCELLOS (2007), (PERRENOUD, 1999), que dissertam sobre a avaliação escolar, avaliação da aprendizagem escolar, métodos, desafios e o processo avaliativo no ensino remoto, que foram fundamentais para a compreensão da temática. Para a análise de dados aplicou-se a análise do discurso (BAKHTIN, 1988), que consiste em analisar o uso da fala com suas interpretações e contribuições para o estudo. Concluiu-se que são vários os desafios encontrados na prática pedagógica dos (as) docentes ao utilizarem a avaliação como forma de obter a noção da aprendizagem dos (as) alunos (as), que interfere na escolha dos métodos, visto que a avaliação classificatória ainda é visada nos espaços como uma forma de avaliar continuamente e, por esse viés, o mau uso pode acarretar vários problemas aos alunos (as) dificultando ainda mais o aprender. Com a pandemia da Covid-19, o ensino remoto veio proporcionar mais lacunas sobre métodos e tipos avaliativos que alcancem os objetivos propostos, e enfatizar ainda mais as desigualdades sociais e o acesso às aulas, e, por conseguinte a realização de avaliações que demonstrem o aprendizado adquirido. Com isso, a formação dos (as) docentes, relativa à avaliação, necessita que eles(as) estejam em constante preparação para que consigam buscar adequar a avaliação aos novos desafios e ao seu público-alvo, seja por aulas presenciais ou remotas, pois é muito importante em sua prática almejar uma aprendizagem significativa e formativa.
Descrição: NASCIMENTO, M. M. L. do. Avaliação nos anos iniciais do Ensino fundamental: desafios e possibilidades. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26087
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Morgana Lima do NascimentoPDF - Maria Morgana Lima do Nascimento714.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito271.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.