Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26088
Título: A importância do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Vieira, Maria Gabrielly de Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
Literatura
Artes
Jogos
Brincadeiras
Data do documento: 15-Mar-2022
Resumo: Este trabalho tem por intuito enfatizar a importância do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem na educação infantil, oportunizando benefícios à formação humana e resultados significativos na educação das crianças. O objetivo geral consiste em conhecer o processo de cognição e de desenvolvimento humano promovido pelo trabalho pedagógico na educação infantil; como objetivos específicos, compreender a importância da cognição no processo de aprendizagem na educação infantil; discutir sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil e as diversas formas de aprendizagens; identificar metodologias que estimulem os processos cognitivos das crianças da educação infantil a partir da leitura de literatura, ensino de artes e jogos e brincadeiras. É uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, com reflexões referentes a uma obra de literatura infanto-juvenil que poderá ser utilizada pelos(as) professores(as) em salas de aulas da educação infantil, nas creches e pré-escolas com o objetivo de potencializar a aprendizagem; caracterizando-se também como uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter exploratório. Como embasamento teórico, utilizou-se as obras de Piaget (1971); Ausubel (1980); Vygotski (1991); Amarilha (2002); Barbosa (2002); Kishimoto (2010); Sousa (2018), dentre outras; além de levantamentos documentais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996), os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC de 22 de dezembro de 2017). É de extrema importância que a cognição seja estimulada desde os primeiros anos de escolarização das crianças e isso poderá ocorrer por meio de metodologias como a leitura de literatura, o ensino de artes e os jogos e brincadeiras, de modo que a aprendizagem seja significativa, potencializando as capacidades físicas, cognitivas, motoras, emocionais, psicológicas e sociais do indivíduo. A cognição poderá ser desenvolvida por meio de um trabalho lúdico, e de práticas pedagógicas criativas.
Descrição: VIEIRA, M. G. de O. A importância do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem na educação infantil. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26088
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gabrielly de Oliveira VieiraPDF - Maria Gabrielly de Oliveira Vieira398.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito33.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.