Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26103
Título: A Importância da ludicidade no ensino remoto: reflexões sobre uma vivência no Programa da Residência Pedagógica na UEPB-CAMPUS III
Autor(es): Lima, Elizonda Meireles de
Palavras-chave: Residência pedagógica
Ludicidade
Pandemia da COVID-19
Ensino remoto emergencial
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a importância do lúdico no contexto do ensino remoto, através das atividades desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica-Subprojeto de Pedagogia/Campus III - UEPB (2020-2021). A sociedade brasileira, assim como o sistema educacional brasileiro necessitou, no período da pandemia do Covid-19, de mudanças diversas, dentre as quais se destaca a adoção de ferramentas que favoreçam o ensino e aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, é imprescindível a construção de políticas públicas que ofereçam melhores condições de trabalho aos professores e uma estrutura escolar adequada às necessidades dos discentes. Para tanto, a partir de leituras teóricas de autores(as) como: Matos (2013), Gil (2008), Spodek e Saracho (1998), Chaves (2013), Barros (2009), entre outros e dos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, mediatizada pelo estudo bibliográfico e pela pesquisa participante, estruturamos metodologicamente essa pesquisa. O estudo evidenciou as dificuldades encontradas, assim como, a importância do lúdico durante esse processo. Apresentando reflexões sobre o ensino remoto no contexto pandêmico vivenciado nesse período, enquanto bolsista do Programa da Residência. Os resultados apontaram para a importância da brincadeira e do lúdico na aprendizagem efetiva dos educandos, tanto nas atividades remotas, presenciais e/ou híbridas, favorecendo, assim, o desenvolvimento dos discentes.
Descrição: LIMA, E. M. de. A Importância da ludicidade no ensino remoto: reflexões sobre uma vivência no Programa da Residência Pedagógica na UEPB-CAMPUS III. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26103
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizonda Meireles de LimaPDF - Elizonda Meireles de Lima611.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito90.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.