Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26105
Título: A importância da literatura na educação infantil
Autor(es): Silva, Ednalva dos Santos
Palavras-chave: Literatura infantil
Criança
Educação infantil
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo evidenciar a importância da literatura na Educação Infantil, buscando abordar de que maneiras essa relação da leitura com o indivíduo acontece, e a sua contribuição para o crescimento emocional e cognitivo para a identificação pessoal da criança. Propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, que são elementos necessários na formação da criança em nossa sociedade. Assim, procuramos estudar o histórico da Literatura Infantil na Europa entre os séculos XVII e XVIII e seu surgimento no Brasil. O primeiro contato da criança com a literatura infantil é quando ela ouve histórias contadas pelos adultos, e através de seus olhares para as ilustrações, ela interpreta e fantasia aquilo que está escutando. Além de todos estes fatores, neste trabalho pretende-se analisar e possivelmente mostrar que o ato de contar histórias traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, estimulando a criatividade, o senso crítico, a oralidade. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi bibliográfica, utilizando as obras dos seguintes autores: Abramovich (1997), Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (2003), Zilberman (1998), e o acesso de alguns sites da internet. Através da leitura do aporte teórico aqui citado foi possível reconhecer à importância dos livros para o indivíduo desde pequeno. Dessa maneira, acredita-se na relevância da escrita deste artigo, pois a literatura infantil além de ser uma ferramenta de fácil acesso, se faz necessária como complemento no desenvolvimento das crianças.
Descrição: SILVA, E. S. A importância da literatura na educação infantil. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26105
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de depósito253.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Ednalva dos Santos Silva.pdfPDF - Ednalva dos Santos Silva429.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.