Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2611
Título: Igualdade profissional e diferença de gênero: um estudo junto as policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande/PB
Autor(es): Alcântara, Joseane Pereira de
Palavras-chave: Segurança pública
Diferença de gênero
Policiais militares femininas
Serviço Social
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O presente estudo pautou-se na análise da igualdade profissional e diferença de gênero junto as Policiais Militares do 2° Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande/PB. Para tanto, utilizamos a pesquisa de campo, de caráter quanti-qualitativo, cujo referencial teórico-metodológico adotado foi o dialético marxista, o qual permite uma melhor compreensão dos sujeitos em estudo. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, junto a 20 policiais militares femininas que corresponde a 40% do universo de aproximadamente 50 que atuam no 2° BPM de Campina Grande-PB, cabe destacar que a amostra foi do tipo intencional. A análise dos dados se deu através da técnica de análise de conteúdo. Mediante os resultados, constatamos que os maiores desafios encontrados pelas policias está relacionado às más condições de trabalho, como também o lidar com as pessoas no cotidiano de trabalho. Outra questão abordada está voltada ao preconceito sofrido por serem mulheres, mas, apesar disso 65% das entrevistadas não se sentem discriminadas por ser uma presença feminina em um ambiente tipicamente masculino e masculinizado, pois consideram que houveram muitos avanços, e o maior deles foi aceitálas na instituição, o que mudou a concepção de muitas pessoas em relação à capacidade feminina. No entanto, apesar destas terem se inserido e ganhado espaço na Segurança Pública, ainda não há uma adequação para as mulheres policiais, visto que, ainda são mantidos todos os traços masculinos na instituição, o que vem a contribuir para a dissociação da disparidade de gênero.
Descrição: ALCÂNTARA, J. P. de. Igualdade profissional e diferença de gênero: um estudo junto as policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande/PB. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2611
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Pereira de Alcântara.pdfJoseane Pereira de Alcântara588.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.