Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26115
Título: Mulheres no campo e agroecologia: protagonismo social na cultura do algodão agroecológico no município de Remígio-PB
Autor(es): Aguiar, Walter Rodrigues de
Palavras-chave: Mulher
Cultura do algodão
Agroecologia
Agricultura familiar
Assentamento
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Frente à importância de entender os aspectos sociais, culturais e econômicos presentes no município de Remígio - PB, a partir da cultura do algodão agroecológico produzido em sua maioria através da agricultura familiar, pesquisamos sobre Mulheres do Campo e Agroecologia: protagonismo social na cultura do algodão agroecológico no município de Remígio - PB, a fim de refletir sobre o lugar da mulher, seu trabalho e atuação na cultura do algodão agroecológico no Assentamento Queimadas. Para tanto, foi necessário mostrar a relevância do trabalho feminino na cultura do algodão agroecológico na manutenção familiar e discutir, com base em pesquisas bibliográficas, sobre a produção de algodão para agricultura familiar remigense e nele identificar o lugar da mulher no Assentamento Queimadas. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, fazendo estudos de bibliografia e análise de fotografias que abordam a temática proposta. Como referencial teórico utilizamos Bourdieu (1989; 1996); Cappellin (1990); Certeau (1994); Costa (2000); Cunha (2000); Del Priore (2001) Mauad (1996); Foucault (1979; 1984); Saffioti (1992); Scott (1994); Perrot (et al., 2001; 2005) e Valoura (2005-2006) entre outros, para abordar alguns conceitos como relações de poder, trajetória, classe social, empoderamento, agroecologia etc. Desse modo, a pesquisa se situou no campo dos estudos de gênero articulado ao contexto do trabalho buscando enfatizar o papel das mulheres. Diante disso, verificamos que a cultura do algodão agroecológico é um importante meio para que as mulheres do Assentamento Queimadas demostrem seu protagonismo, político social e econômico. Portanto, a partir do momento que as mulheres geram renda e passam a ocupar os espaços públicos e privados, deliberadamente passam a ecoar suas vozes e se mostram protagonistas com a cultura da produção do algodão agroecológico.
Descrição: AGUIAR, W. R. Mulheres no campo e agroecologia: protagonismo social na cultura do algodão agroecológico no município de Remígio - PB. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26115
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Rodrigues de Aguiar.pdfPDF - Walter Rodrigues de Aguiar775.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito119.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.