Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26124
Título: Os jogos e as brincadeiras no processo da aprendizagem e desenvolvimento infantil
Autor(es): Sampaio, Renata Taís de Oliveira
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 22-Dez-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a importância que os jogos e as brincadeiras possuem no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para realização do trabalho utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, trazendo reflexões baseadas em autores que tratam da temática em questão como Vygotsky, Kishimoto, Meirelles, Antunes, bem como ideias extraídas de artigos científicos referentes à temática. A partir das informações obtidas constatamos que o brincar na infância é primordial e que os jogos e as brincadeiras contribuem consideravelmente para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras das crianças. Desse modo, fica evidente a necessidade da valorização e a inserção dos jogos e brincadeiras dentro das instituições educacionais, com vistas a promover ambientes lúdicos, acolhedores e divertidos.
Descrição: SAMPAIO, R. T. O. Os Jogos e as brincadeiras no processo da aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26124
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Taís de Oliveira Sampaio.pdfPDF - Renata Taís de Oliveira Sampaio592.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de autorização Renata.pdfPDF - Termo de Depósito322.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.