Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26128
Título: Segunda Guerra Mundial e o impacto na história de Picuí - PB: memória, modernidade e mineração (1943-1945)
Autor(es): Nóbrega, Elielma da Silva
Palavras-chave: Memória
Segunda Guerra Mundial
Mineração
Picuí - PB
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: A presente pesquisa pensa Picuí-Pb, como uma das cidades interioranas brasileiras que mais sentiu o impacto da presença física e cultural norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a intenção de registrar e conservar este acontecimento, por meio da escrita. O recorte temático elencado compreende o período de 1943 a 1945, período em que oficiais norte-americanos estiveram instalados na região para a extração de minérios voltados para fins bélicos. Picuí possui em seu território uma grande ocorrência de minérios, para diversos fins comerciais, a mineração e os minerais encontrados em seu território se consolidaram durante a Segunda Guerra Mundial e continuam sendo importantes promotores de desenvolvimento do município. A escrita desta pesquisa é concebida por meio das perspectivas da Nova História Cultural, que ampliou os objetos e as abordagens da escrita da História. Em virtude da raridade de fontes documentais para chegarmos às respostas da nossa problematização, que norteia nosso problema de pesquisa, se fez necessário alicerça-la por meio da metodologia das fontes audiovisuais, registrada no Documentário Urânio Picuí (2011), por intermédio de relatos de memórias pertinentes ao contexto. Portanto, os aportes teóricos contidos na referida pesquisa, sejam eles obtidos por fontes audiovisuais, bibliográficas ou documentais, possibilita ao fim desta abordagem o alcance almejado, considerando que ao longo do desenvolvimento da pesquisa, as referidas fontes responderam à problemática central que norteou esse trabalho. Levando-nos a concluir que houve mudanças significativas na dinâmica da cidade de Picuí, após a instalação de oficiais norte americanos no ano de 1943, no contexto da Segunda Guerra Mundial. Para abordar os conceitos que delineiam a linha de pesquisa escolhida, para a compreensão da construção desta escrita, foram elencadas as seguintes categorias de análise: Memória (Le Goff 1990; Bosi, 1992; Pesavento, 2008); Documento histórico (Foucault, 1969; Ricoeur, 2007; Karnal e Tatsch, 2009); O uso de vídeo documentário como fonte histórica (Morettin, 2003; Napolitano, 2011; Ferro 2003); As mulheres na historiografia (Perrot, 2019; Rago, 1995). Outros teóricos foram utilizados como complemento ou contraponto de modo a enriquecer a abordagem
Descrição: NÓBREGA, E. S. Segunda Guerra Mundial e o impacto na história de Picuí - PB: memória, modernidade e mineração (1943-1945). 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26128
ISSN: CDD 981.33
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elielma da Silva Nóbrega.pdfPDF - Elielma da Silva Nóbrega1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito534.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.