Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26175
Título: Reflexões sobre o direito ao lazer das crianças com autismo: narrativas autobiográficas
Autor(es): Rosado, Adélia Carneiro da Silva
Palavras-chave: Autismo
Lazer
Capacitismo
Narrativa autobiográfica
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre o direito ao lazer de crianças com autismo à luz da perspectiva dos Direitos Humanos, para tanto, escolhemos como metodologia as narrativas autobiográficas que trazem experiências que embora sejam individuais são forjadas em um contexto sócio-histórico próprio e carregam as marcas de seu tempo permitindo a inferência das concepções sociais que circulam neste contexto. Apesar da relevância do tema existe pouco aprofundamento sobre o lazer das pessoas com deficiência. Fomentar estudos na área e o aumento nas discussões representa a construção de novas possibilidades de ampliação do olhar para os direitos das pessoas com deficiência. Os resultados apontam que ainda existem muitas barreiras para a efetivação do direito ao lazer das crianças com autismo devido ao capacitismo estrutural, falta de acessibilidade nos locais públicos, vulnerabilidade das famílias. Concluímos que é importante repensarmos as construções simbólicas em relação ao autismo, pois é a partir delas que orientamos nossas condutas. É urgente a mudança de paradigma sobre a deficiência para que os espaços sociais sejam verdadeiramente acessíveis a todos os sujeitos respeitando o direito ao lazer.
Descrição: ROSADO, A. C. da S. Reflexões sobre o direito ao lazer das crianças com autismo: narrativas autobiográficas. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estatual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26175
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia Carneiro da Silva RosadoPDF - Adélia Carneiro da Silva Rosado759.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito134.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.