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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Francisco José de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T12:55:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T12:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26177 | - |
dc.description | SOUZA, Francisco José de. A importância do estágio supervisionado na formação inicial do professor de geografia tomando como referência o ensino remoto emergencial (ERE). 38f. 2021.Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a importância do estágio para a formação inicial e construção da identidade do Professor de Geografia. Por conta da pandemia provocada pelo vírus SARS COV-2 (COVID 19), para que houvesse uma continuidade das aulas nos anos de 2020 e 2021, as Secretarias de Educação de todo o país passaram a fazer uso de diversas estratégias para poder proporcionar aos alunos da educação básica, o acesso às aulas e a continuidade do ano letivo, de forma a não causar mais prejuízos que os já trazidos pela própria pandemia. Coincidentemente, foi nesse mesmo período que foi realizado o Estágio Supervisionado III, componente obrigatório do Curso de Licenciatura em Geografia, UEPB, que prevê a vivência efetiva dos futuros professores no ambiente escolar, na modalidade regência de sala de aula. Dessa forma, o estágio que seria realizado na forma presencial, foi realizado em sala de aula remota. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a experiência formativa proporcionada pelo estágio supervisionado, que foi realizado em contexto novo, promovido pela incorporação do Ensino Remoto Emergencial – ERE ao ensino. Diante de todas as vivências do período, além da experiência no que concerne a necessidade do futuro professor dominar o conteúdo e as tecnologias para poder dar as suas aulas, também ficou constatada a necessidade de incentivar as famílias para participar da educação de seus filhos, já que o ensino remoto permite verificar um esvaziamento das salas de aula e até mesmo a evasão escolar, motivada pela falta de acesso aos equipamentos e ao sinal da internet, quanto pela pouca importância dada ao ensino pelos alunos, o que parece refletir a pouca importância dada à educação pelas famílias brasileiras, das classes menos favorecidas. Adicionalmente, se fazem necessárias políticas públicas para os investimentos em pessoal especializado, que venha mobilizar as coordenações pedagógicas das escolas, bem como a capacitação dos quadros já existentes e investimentos nas estruturas e equipamentos que permitam aos alunos e escolas o acesso a conexões rápidas de internet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo (Orientadora) | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.title | A importância do estágio supervisionado na formação inicial do professor de geografia tomando como referência o ensino remoto emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
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