Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26194
Título: Investigação fitoquímica de Ipomoea hederifolia L. (Convolvulaceae) e atividade biológica de Calotropis procera Ait. (Apocynaceae)
Autor(es): Carvalho, Jéssika Silva
Palavras-chave: Citoxicidade
Espectroscopia
Fitoterapia
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: As plantas medicinais são utilizadas em grandes proporções por populações em todas as faixas de renda fazendo com que o estudo fitoquímico mereça atenção no contexto da incessante pesquisa de novos medicamentos. As plantas produzem uma grande variedade de substâncias, dentre elas, os metabólitos secundários. Nesse contexto, objetivou-se com o trabalho realizar o estudo do Extrato Etanólico Bruto (EEB) da C. procera frente a sua atividade citotóxica em diversas linhagens de células tumorais, bem como analisar a fração de alcaloides totais (FAT) avaliando a fração de interesse em espectroscopia da I. hederifolia. Foram observados resultados importantes na análise da citotoxicidade da C. procera frente a células cancerígenas que mostrou atividade citotóxica para as leucemias mieloides K562 e HL-60 com CI50 significativas, enquanto que I. hederifolia apresentou frações promissoras obtidas através de CC da FAT, e uma delas foi encaminhada para análise espectroscópica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para a determinação estrutural dos compostos, que nos espectros de hidrogênio e carbono se mostraram como uma mistura de cumarinas onde o composto majoritário foi uma trimetóxicumarina. Dessa maneira, este estudo aponta a importância da continuidade dos mesmos para um conhecimento mais aprofundado sobre as espécies, bem como a intenção de fazer nova coleta de I. hederifolia para tentarmos separar essas cumarinas.
Descrição: CARVALHO, Jéssika Silva. Investigação fitoquímica de Ipomoea hederifolia L. (Convolvulaceae) e atividade biológica de Calotropis procera Ait. (Apocynaceae). 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26194
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Silva CarvalhoPDF - Jéssika Silva Carvalho652.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito65.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.