Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26196
Título: Fatores associados ao risco metabólico em idosos de uma comunidade quilombola do estado da Paraíba
Autor(es): Araújo, Laís Almeida de
Palavras-chave: Obesidade abdominal
Saúde do idoso
Ancestralidade
Quilombolas
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: A circunferência da cintura constitui um dos melhores preditores antropométricos de gordura visceral e risco de doenças metabólicas. Valores acima dos preconizados elevam o risco de desenvolvimento de distúrbios metabólicos. O objetivo deste estudo foi verificar os fatores associados ao risco metabólico em idosos de uma comunidade quilombola. Trata-se de um estudo transversal, analítico, com coleta de dados primários, constituído por idosos cadastrados na associação de moradores da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande/PB, Brasil. As variáveis avaliadas foram: risco metabólico, renda domiciliar per capita, escolaridade, sexo, situação conjugal, grupo etário, número de residentes no domicílio, autoavaliação da saúde, sobrepeso/obesidade, sedentário/irregularmente ativo. As informações estatísticas foram obtidas por meio do software estatístico SPSS 22.0. Foi realizado o Teste Qui-quadrado ou o Exato de Fisher. A medida de associação usada foi a Razão de Prevalência (RP), com intervalo de confiança de 95%, estimada por meio da regressão de Poisson. Esta pesquisa segue os preceitos éticos da Resolução 466/2012. Foram avaliados 47 idosos (68,1% mulheres), dos quais 53,2% apresentavam risco metabólico. Observou-se que as variáveis sexo (RP: 0,397, p= <0,0001), renda (RP: 1,856, p= 0,022), autoavaliação da saúde (RP: 1,904, p= 0,008) e sobrepeso/obesidade (RP: 3,010, p= 0,030) apresentaram associação com o risco metabólico. Os resultados salientam a importância da avaliação precoce destes fatores, a fim de contribuir para prevenção de agravos e planejamento e efetivação de ações de saúde, considerando a especificidade da população quilombola.
Descrição: ARAÚJO, Laís Almeida de. Fatores associados ao risco metabólico em idosos de uma comunidade quilombola do Estado da Paraíba. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26196
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Laís Almeida de AraújoPDF- Laís Almeida de Araújo713.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito105.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.