Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26215
Título: Percepções sobre sexualidade e imagem corporal em mulheres idosas: revisão integrativa
Autor(es): Palhano, Jordeana Gomes de Lima
Palavras-chave: Idoso
Sexualidade
Imagem corporal
Envelhecimento
Autoimagem
Data do documento: 16-Mar-2022
Resumo: O envelhecimento humano é um processo fisiológico que envolve múltiplos fatores, incluindo individuais, psicológicos, biológicos e sociais. Dentro dessas mudanças a sexualidade e imagem corporal são afetadas e negligenciadas, na maioria das vezes. Tendo em vista tal observação, esse estudo teve como objetivo analisar a percepção da sexualidade e imagem corporal em mulheres idosas diante dos fatores de envelhecimento. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram realizadas com base nos Descritores em Ciências da Saúde. Foram incluídos estudos que retratassem a temática de sexualidade e imagem corporal em idosas (≥60 anos); estudos observacionais; transversais; ensaios clínicos, descritivos qualitativos e quantitativos nos últimos dez anos (2012-2022); nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Foram excluídos os estudos que continham doenças degenerativas, todos os tipos de câncer, sexo masculino e revisões de literatura. Dos 34 artigos encontrados na busca inicial, 17 artigos foram escolhidos para leitura na integra, destes, nove foram excluídos por não contemplar todos os critérios da pesquisa, um foi excluído por duplicidade e sete foram escolhidos para compor essa revisão. Verificou-se, a partir dos artigos selecionados para compor os resultados, que imagem corporal e a sexualidade tem relação com as definições de um bom envelhecimento para as mulheres idosas. Conclui-se que a população feminina idosa tem sua vida marcada por preconceitos e tabus ligados a valores culturais e religiosos, falta de orientação e educação sexual. A maioria das mulheres nessa fase não conseguem viver sua vida com a liberdade plena, pois existe a opressão social e ainda a opinião familiar.
Descrição: PALHANO, Jordeana Gomes de Lima. Percepções sobre sexualidade e imagem corporal em mulheres idosas: revisão integrativa. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26215
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordeana Gomes de Lima Palhano.pdfPDF - Jordeana Gomes de Lima Palhano541.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de deposito62.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.