Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26219
Título: História Cultural da Ciência: Um caminho para as práticas culturais da panificação na sala de aula
Autor(es): Silva, Ademara Rodrigues da
Palavras-chave: Ensino de Ciências
História cultural
Termodinâmica
Panificação
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: Saberes e práticas culturais têm sido resgatados na literatura como fonte para a contextualização do Ensino de ciências. Parte-se do pressuposto que as práticas científicas espelharam-se em grande parte nas práticas culturais, em cada tempo e espaço, adotando-se a definição de cultura como uma teia de significados. Neste sentido, este trabalho considera as práticas culturais na produção do pão para pensar como conteúdo de termodinâmica pode ser apresentado em sala de aula. Considerando o referencial teórico da história cultural da ciência, analisamos os conhecimentos trazidos por dois padeiros do município de Aroeiras/PB para discutir como os processos de combustão e convecção são empregados popularmente. As entrevistas realizadas trouxeram uma nova perspectiva de como abordar tais conceitos em sala de aula e, ao mesmo tempo, valorizar os conhecimentos culturais existentes na região. Destaca-se que apesar de não ter o conhecimento formal dos modelos da termodinâmica, os padeiros possuem domínio de sua profissão, o que mostra como competências e habilidades são construídas por um conjunto de saberes.
Descrição: SILVA, Ademara Rodrigues da. História Cultural da Ciência: Um caminho para as práticas culturais da panificação na sala de aula. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26219
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ademara Rodrigues da Silva.pdfPDF- Ademara Rodrigues da Silva443.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-Termo de Depósiro.pdfPDF - Termo de Depósito66.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.