Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2623
Título: O controle interno: uma ferramenta no processo decisório das organizações, e um instrumento no combate a erros e fraudes
Autor(es): Farias, Gustavo Barros de
Palavras-chave: Controle Interno
Tomada de decisão
Gestão
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O processo de gestão vem passando por novos e grandes desafios oriundos das constantes mudanças e transformações em sua área de negócios em âmbito global, processo esse que vem acentuando-se principalmente nos últimos tempos. A tomada de decisão passou a sofrer interferência direta por parte da inovação tecnológica, aonde a mesma vem atuando direta-mente no ambiente organizacional, forçando-a ter uma postura mais consistente e adequada. Visando ampliar sua participação e obter vantagem competitiva, as empresas e os gestores precisam estar capacitados e principalmente abertos para aceitarem as constantes mudanças no ambiente dinâmico e competitivo do mercado atual, através de ferramentas como o contro-le interno; todo esse processo se torna mais rápido, diminuindo assim o tempo de respostas e reações para solucionar eventuais problemas que o mercado venha a apresentar. Este artigo tem como objetivo geral abordar a importância do controle interno no processo decisório das organizações. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, o método é dedutivo e trata da maneira como será sistematizado e organizado o estudo, com a finalidade de orientar através de métodos e procedimentos a obtenção dos meios necessários à interpre-tação do contexto científico. Portanto, o Controle Interno é de fato uma importante ferramenta no processo decisório, tendo em vista que sua principal função é o suporte técnico aos gestores, para a devida operacionalização desse instrumento na busca do efetivo controle da Administração.
Descrição: FARIAS, G. B. de. O controle interno: uma ferramenta no processo decisório das organizações, e um instrumento no combate a erros e fraudes. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2623
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Barros de Farias.pdfGustavo Barros de Farias705.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.