Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26230
Título: É para refletir: um estudo teórico-prático dos substantivos nos anos finais do ensino fundamental através do gênero textual/discursivo anúncio publicitário
Autor(es): Oliveira, Sthefany Beatriz Santos de
Palavras-chave: Análise linguística
Gramática
Substantivo
PIBID
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: Dentro das aulas de Língua Portuguesa, muitas vezes, encontramos ensinos de gramática baseados em práticas descontextualizadas, as quais não refletem a realidade da língua do estudante e de seu contexto extraescolar. Nesse sentido, ao considerarmos novas ações que colaborem para um ensino crítico-reflexivo em sala, esse estudo apresenta como objetivo descrever as intervenções que ocorreram na aplicação da sequência de atividades sobre a classe gramatical substantivo, a partir do gênero textual/discursivo anúncio publicitário, em turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (séries finais). Tais procedimentos foram desenvolvidos em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, no cenário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre a segunda e terceira semana do mês de dezembro, do ano de 2021. Nessa direção, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de naturezas básica e aplicada, haja vista que agregamos ao conhecimento científico com realizações significativas na área dos estudos analíticos da língua materna. Diante disso, fundamentamos nossa pesquisa em Antunes (2014; 2019), Geraldi (2006; 2011), Kleiman e Sepulveda (2014), Marcuschi (2010), Mendonça (2006), Paula (2011), BNCC (Brasil, 2018), entre outros. Assim sendo, os resultados da pesquisa salientaram que é possível adotar o conteúdo gramatical em uma perspectiva analítica e reflexiva, pois, contribui não só para os saberes linguísticos dos discentes, como também para suas interações além-muros-escolares.
Descrição: OLIVEIRA, S. B. S. de. É para refletir: um estudo teórico-prático dos substantivos nos anos finais do ensino fundamental através do gênero textual/discursivo anúncio publicitário. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26230
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sthefany Beatriz Santos de OliveiraPDF - Sthefany Beatriz Santos de Oliveira2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito76.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.