Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalho, Elizângela da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-06T00:03:55Z-
dc.date.available2022-04-06T00:03:55Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.otherCDD 372.19-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26232-
dc.descriptionRAMALHO, E. da S. Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de uma aula não tradicional de História, para aulas no Ensino Básico, que possa instigar conhecimento significativo para os alunos, para construção/valorização de identidade de jovens. Usando o estilo musical rap, pensando-o como fonte histórica e instrumento metodológico para se pensar assuntos importantes da disciplina de História, nesta proposta uso a música Boa Esperança, do rapper Emicida, e proponho uma leitura da música que possa construir narrativas acerca da obrigatoriedade da lei 10.639/003 no currículo escolar. A pesquisa baseia-se no fato do alcance popular do estilo musical entre os jovens das escolas públicas - em sua maioria, pretos, pobres e periféricos- e o gosto e identificação pessoal pelo estilo. As principais conclusões mostram que esse Rap tem o potencial de ser um recurso metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem e pode aproximar o aluno a sua realidade, trazendo significações aos conteúdos estudados e sua vivência. Mediado pelo professor, proponho o uso da música para ensinar e aprender História e a valorizar a vida e cultura afro-brasileiras e africanas, abordando conteúdos que criam narrativas acerca desse conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luciana Calissipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de hitóriapt_BR
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectIdentidade de jovenspt_BR
dc.subjectConstrução históricapt_BR
dc.titleRap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizângela da Silva RamalhoPDF - Elizângela da Silva Ramalho439.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito46.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.