Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramalho, Elizângela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T00:03:55Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T00:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26232 | - |
dc.description | RAMALHO, E. da S. Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de uma aula não tradicional de História, para aulas no Ensino Básico, que possa instigar conhecimento significativo para os alunos, para construção/valorização de identidade de jovens. Usando o estilo musical rap, pensando-o como fonte histórica e instrumento metodológico para se pensar assuntos importantes da disciplina de História, nesta proposta uso a música Boa Esperança, do rapper Emicida, e proponho uma leitura da música que possa construir narrativas acerca da obrigatoriedade da lei 10.639/003 no currículo escolar. A pesquisa baseia-se no fato do alcance popular do estilo musical entre os jovens das escolas públicas - em sua maioria, pretos, pobres e periféricos- e o gosto e identificação pessoal pelo estilo. As principais conclusões mostram que esse Rap tem o potencial de ser um recurso metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem e pode aproximar o aluno a sua realidade, trazendo significações aos conteúdos estudados e sua vivência. Mediado pelo professor, proponho o uso da música para ensinar e aprender História e a valorizar a vida e cultura afro-brasileiras e africanas, abordando conteúdos que criam narrativas acerca desse conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Luciana Calissi | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de hitória | pt_BR |
dc.subject | RAP | pt_BR |
dc.subject | Identidade de jovens | pt_BR |
dc.subject | Construção histórica | pt_BR |
dc.title | Rap nacional nas aulas de história: contribuições para o processo de formação de identidade de jovens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizângela da Silva Ramalho | PDF - Elizângela da Silva Ramalho | 439.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 46.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.