Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26233
Título: Efetividade da norma jurídica que disciplina a cota de gênero eleitoral no município de Guarabira - PB
Autor(es): Pereira, Rafael Ramos
Palavras-chave: Igualdade
Participação feminina
Cota de gênero
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a participação feminina em relação a sua representatividade populacional no cargo legislativo no município de Guarabira - PB no período de 1996 a 2020, discutindo a lei de cotas e sua efetividade. Para além dessa análise, a pesquisa buscou evidenciar o progresso no que tange a participação feminina na política municipal após a lei de cotas e suas alterações posteriores. O método utilizado na pesquisa foi o dedutivo, ou seja, a compilação das informações e dos dados pertinentes nos fizeram chegar a uma conclusão lógica sobre o tema. Os recursos metodológicos utilizados (quantitativos e qualitativos) forneceram importantes conclusões: o que se verificou foi que o espaço almejado e defendido pelo direito à igualdade constitucionalmente explicitada da mulher na política requer mais que somente um percentual a ser cumprido pelos partidos políticos. Os resultados assinalam, ainda, que a superação dessa disparidade requer a discussão de outras possibilidades, tais como reserva de vagas no Legislativo, combate às candidaturas femininas fictícias e aplicação obrigatória de recursos nas campanhas femininas.
Descrição: PEREIRA. R. R. Efetividade da norma jurídica que disciplina a cota de gênero eleitoral no município de Guarabira - PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26233
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Ramos pereiraPDF - Rafael Ramos pereira865.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito498.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.