Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26237
Título: Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de Ciências
Autor(es): Batista, Iorana Raiane Costa
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Educação sexual
Gênero sexual
Formação educacional
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: As relações de gênero e diversidades sexuais há muito tempo foram temas silenciados nas instituições educacionais. No entanto, ainda assim, mesmo que imperceptivelmente, sempre fizeram parte das práticas e dos discursos no contexto escolar. A legislação, inclusive, indica a Educação Sexual como tema a ser discutido em sala de aula, mas sem um direcionamento exato de como fazê-lo. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. Nesse sentido, nos amparamos nos estudos culturais pós-estruturalistas. Desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário com questões objetivas e algumas delas com abertura para justificativas, abordando os seguintes temas: as concepções dos professores de Ciências sobre identidade de gênero e orientação sexual; as responsabilidades destes quanto à Educação Sexual; os tensionamentos nos discursos da educação para sexualidade em sala de aula e, por fim, sobre a preparação dos docentes e as discussões sobre a temática nas instituições em que atuam. Os dados foram organizados e interpretados à luz da literatura. A pesquisa está fundamentada em estudos desenvolvidos por Bortolini (2014), Butler (2010), Foucault (19870, Louro (2018) dentre outros. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se para considerar os diversos aspectos e formas de ser e estar no mundo.
Descrição: BATISTA, Iorana Raiane Costa. Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de Ciências. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26237
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iorana Raiane Costa BatistaPDF - Iorana Raiane Costa Batista776.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito161.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.