Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26238
Título: A importância do acadêmico em educação física nas academias populares em Campina Grande: um relato de experiência
Autor(es): Barros, Thalles Gutemberg Batista
Palavras-chave: Atividade Física
Academias Populares
Qualidade de Vida
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: Este estudo consiste em um relato de experiência oportunizado pelo projeto de extensão Caminhantes do Bem Viver, coordenado na época pelo Professor José Pereira Nascimento Filho, onde o campo de atuação foram em duas academias populares localizada no município de Campina Grande, uma no bairro da liberdade – Parque da Liberdade e a outra no bairro do Catolé – Parque da Criança, onde podemos enfatizar a importância do acadêmico em Educação Física nesses ambientes públicos, dando a devida importância a prática de atividade física orientada por um acadêmico supervisionado, para que o cidadão esteja sempre bem assistido no quesito segurança ao praticar atividade física, pois a boa orientação nos traz resultados positivos. O projeto citado se firma através da parceria existente entre UEPB e Prefeitura Municipal de Campina Grande, através do Programa Mexe Campina, onde sob orientação e supervisão os alunos eram introduzidos no mercado de trabalho, oportunizando experiências na orientação das atividades física em espaços públicos ofertados a população. O objetivo desse estudo é relatar as experiências e o desencadear do projeto de pesquisa, que tínhamos por principal meta a orientação ao cidadão através da academia popular e das áreas públicas que eram proporcionadas, promovendo assim uma melhor qualidade de vida. As metodologias utilizadas eram de forma prática, demonstrando os exercícios e conscientizando cada cidadão, do porque realizar as práticas das formas corretas, a fim de colherem bons resultados para sua saúde. Conclui-se que o acadêmico em Educação Física em espaços públicos como academias populares é de suma importância, pois podemos observar que exercícios com boas orientações proporcionam uma boa qualidade de vida para a população, evitando doenças e consequentemente uma sobrecarga em assistência básica, além de não expor o cidadão a danos a risco de lesões por falta de orientação e consequentemente teremos uma “cidade” mais ativa e mais viva, elevando assim a expectativa de vida e diminuindo as doenças que são provocadas por uma má qualidade de vida.
Descrição: BARROS, Thalles Gutemberg Batista. A importância do acadêmico em educação física nas academias populares em Campina Grande: um relato de experiência. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Educação Física - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26238
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalles Gutemberg Batista Barros.pdf.pdfPDF - Thalles Gutemberg Batista Barros1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito347.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.