Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26251
Título: A reprodução humana por casais lesboafetivos: o reconhecimento da condição de mãe para além da biologia
Autor(es): Souza, Priscilla Larissa Palmeira Tomaz
Palavras-chave: Direito de família
Reprodução humana
Maternidade lésbica
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar a promoção de Segurança Jurídica às mães em caso de reprodução humana por casais lesboafetivos. A reestruturação dos modelos de família apresenta desafios para as deliberações e decisões judiciais no âmbito do Direto de Família. Diante de tal cenário, destaca-se como princípio norteador desta pesquisa a análise da atuação do Direito Brasileiro em vigor no fomento à Segurança Jurídica das Mães lésbicas em caso de reprodução humana. A pesquisa analisou as posições encontradas no cenário jurídico brasileiro e os embates instituídos ao redor do tema, à luz da doutrina, legislação e jurisprudência contemporânea, portanto caracteriza-se como um trabalho de análise qualitativa de cunho exploratório. Inicialmente, apresenta-se um apanhado histórico da atuação do Direito nas relações homoafetivas a partir do levantamento da legislação e da jurisprudência aplicada à temática. Ademais, discute-se alguns entraves enfrentados na dupla maternidade a partir das representações dos seus papéis socioculturais. Como resultado, foi observado que, com base no Direito Brasileiro atual, as previsões legais existentes são insuficientes para propiciar segurança nas relações familiares e garantias às mães em caso de reprodução humana por casal lesboafetivo.
Descrição: SOUZA, P. L. P. T. A reprodução humana por casais lesboafetivos: o reconhecimento da condição de mãe para além da biologia. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26251
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Larissa Palmeira Tomaz SouzaPDF - Priscilla Larissa Palmeira Tomaz Souza255.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito530.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.